É necessário compreender que nesta primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), as crianças dão início a uma importante fase de seu desenvolvimento. A sistematização do processo de leitura e de escrita neste período, coloca a todos/as numa condição especial, daquele/a que é capaz de olhar e ler o mundo, de construir e experimentar, passo a passo o crescimento de sua autonomia diante do processo de sua aprendizagem.

A ESCOLA OFERECE, POR MEIO DE UM CURRÍCULO RICO, OS DESAFIOS QUE MANTÉM O/A ALUNO/A ATIVO/A NA APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Entretanto é imprescindível salientar alguns pontos importantes, destacando-se para:

• Domínio da linguagem verbal;
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aproximações com os conhecimentos nos campos da arte;
  • Formalização e sistematização de conteúdos e conceitos das diferentes disciplinas;
  • Organização das próprias tarefas e trabalho em equipe, com preservação de individualidades e desenvolvimento do senso crítico.

Tomamos ainda como parâmetro a Base Nacional Comum Curricular, quando se diz que: Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente. Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre essas fases. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares.

O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.     Jean Piaget

Senha:

HORÁRIO DE AULAS